quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O Encanto da Sereia

 

Baseado no Obra de Nelson Motta escritor e produtor musical. O Canto da Sereia um noir bahiano promete ser um esquenta para o nosso carnaval, sim, pois não haveria época melhor para lançar essa propaganda do famigerado carnaval bahiano e de suas "deusas" do axé. Preferi assistir o primeiro capítulo da minissérie antes de falar sobre o tema.
Segundo o autor a globo teve total liberdade para mergulhar na obra e depois se esquecer dela para criar as interfaces de uma microsérie televisiva. Sereia é mesmo uma mulher misteriosa, linda e talentosa como prometiam as chamadas da trama, eu procurei bem os traços da sereia (Yemanjá) nos poucos minutos deste capitulo e pressenti que mais uma vez não passará de um toque cultural e folclórico da direção. Vale ressaltar que não tenho propriedade da trama para comparar livro x minissérie, muito menos bola de cristal para decifrar se esta seria mesmo a intenção do autor.
Acredito que o olhar das produções televisivas sobre a cultura de nosso país tem crescido ao longo dos anos, mas, também às vezes tenho a impressão de que tudo virou uma grande "festa" e que tudo foi coisificado e resumido ao modelo de misticismo ou sincretismo (como queiram) que se denomina religiosidade da nação brasileira.
Ainda acredito que um dia poderei visualizar nas mídias mais empenho de pesquisa e mais verdade, por que é mesmo muito bonito uma Yemanjá de longos cabelos negros e pele branca, mas é verdade que a realidade do povo que trouxe a "Rainha do mar" para abençoar as terras de nosso Brasil é muito mais nobre e negra do que se pode imaginar.
Por Paulla Badoo


Nenhum comentário:

Postar um comentário